Maleta Futura


O Futura, através de sua programação e de sua equipe de Mobilização Comunitária, estabelece relações diretas e indiretas com diversos grupos, redes e movimentos sociais, bem como com escolas, entidades do terceiro setor e órgãos governamentais, reconhecendo e valorizando os diferentes saberes constituídos; contribuindo para fortalecer iniciativas cidadãs que atuem no sentido da maior democratização de nosso país; reconhecendo e valorizando a produção de novos e distintos discursos, vindos de setores da população brasileira que muitas vezes foram marginalizados em nossa sociedade.
Ao estreitar o diálogo com diferentes grupos sociais, o Futura segue em busca de uma efetiva contribuição à sociedade brasileira, consolidando-se como um projeto social de comunicação. Uma das estratégias para se aproximar das instituições e trazer para o Canal suas causas e desafios é a Maleta Futura, uma seleção de parte da nossa produção televisiva em um dado espaço de tempo de produção, organizada por tema, facilitando assim o trabalho das entidades que compõem as redes articuladas pelo Futura em todo o Brasil.
Acreditamos que, ao assistir aos programas da Maleta, ler o material complementar e promover ações locais que juntem pessoas e grupos em torno de causas comuns, o usuário contribui enormemente para o fortalecimento dos conteúdos veiculados pelo Futura,  o compartilhamento de rede de contatos, projetos inter-comunitários e o incremento de indicadores sociais que nos auxiliem a revelar o alcance, potencialidade e desafios de nossas ações educativas e programação de TV.

O que contém a Maleta Futura?
Além do acervo em DVD com programas do Futura, as Maletas Futura possuem um caderno de atividades montado especialmente para cada edição do projeto, com textos complementares elaborados por consultores do canal, sugestões de uso dos programas e outras fontes de referência. Parcerias de conteúdo são estabelecidas para a inserção de outros materiais produzidos pelas redes articuladas. Além destes, as Maletas Futura contam com um livro cortesia, o anuário de programação do Futura e a chamada Caixa de inventar, uma provocação lúdica elaborada para cada tema tratado pelo projeto.
Fruto de ações de articulação com instituições de referência, que associam parte de seus acervos ao projeto, a Maleta Futura não é um projeto finalizado. O acervo pode e deve ser complementado pelos usuários, estimulando articulações inter-comunitárias entre instituições a partir das temáticas apresentadas.

Como acontece?
O convite para participar do projeto é feito para institições de referência, mapeadas pelas equipes de Mobilização Comunitária do Canal Futura, e com atuação reconhecida em redes nas temáticas tratadas. A proposta é que a Maleta Futura seja agregada às ações já realizadas por estas instituições em seu cotidiano.
   
Ao aderir ao projeto, as instituições firmam um termo de cooperação técnica com o Canal Futura e passam a contar, durante um ano, com o apoio dos Mobilizadores do canal na implementação das Maletas através de visitas de acompanhamento e reuniões de socialização das atividades com outras instituições participantes e consultores. Para facilitar a disseminação dos conteúdos e utilização dos mesmos nas redes de diálogo das instituições participantes são entregues o que chamamos de Maleta básica, uma versão simplificada da Malata Futura com os DVDs e caderno de atividades. Estas podem ser solicitadas pelos parceiros para dar volume ao trabalho realizado em sua rede.
   
O projeto contempla, como contrapartida das instituições que firmam parceria com o Futura, o preenchimento de um sistema de monitoramento. Os propósitos são: acompanhar a utilização do acervo da maleta pelos mobilizadores; colher opiniões críticas sobre a produção audiovisual do Canal Futura; fomentar a alimentação contínua de informações e referências temáticas, de personagens e sugestões audiovisuais para a Maleta e para o Canal e gerar um mapa de articulação local, integrando uma rede que reúne os mais diversos atores, disponibilizado virtualmente para as instituições.


Conheça cada maleta do projeto
Maleta Toda Beleza
O projeto Toda Beleza, que durante o ano de 2006 fez parte da programação do Futura através de uma abordagem sobre as múltiplas interpretações do conceito do belo, foi o tema escolhido para a primeira Maleta Futura. Na mala foram distribuidos dvd´s com os programas, caderno de atividades, Anuário de Programação, folders, o livro "História da Beleza" e até uma pinhole. Ana Mae Barbosa, consultora do Canal Futura para o projeto Toda Beleza, assinou as avaliações dos programas, dicas de utilização do material e a bibliografia. Nesta edição, 29 instituições de oito estados foram diretamente articuladas, 199 maletas básicas distribuídas para redes locais e 12 estados envolvidos no projeto por meio das maletas básicas.
Maleta Meio Ambiente
Assuntos como as mudanças climáticas, desmatamento, reciclagem, permacultura são tratadas nesta edição da Maleta Futura. Esta reúne material impresso, audiovisual e institucional produzido pelo Canal, além de mapa de desmatamento no Brasil, folders do Instituto Ecológica, do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e da ong Greenpeace, todas instituições especializadas em trabalhos ambientais. Compõe também o kit o livro "Colapso - Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso", o caderno de atividades, a caixa de inventar (um móbile ecológico) e indicações de outras fontes, como documentários, curtas e filmes que abordam a temática. Ao todo, 47 Maletas Futura foram entregues para 39 instituições parceiras de 10 estados brasileiros e 564 maletas básicas distribuidas para instituições de todos os estados através das redes atriculadas, universidades parceiras e mantenedores do Futura.
Maleta Democracia
Parte das ações do ano temático sobre Democracia no qual o Futura se insere devido à parceria com o projeto Why Democracy?, além de algumas ações importantes da agenda nacional. Para reunir material plural e com abordagens diversas, a Maleta Democracia teve o apoio da Fundação Ford e foram parceiros de conteúdo: a FASE - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional; IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas ; Instituto Pólis; IFCS/UFRJ; CENPEC; Escola de Gente; Editora Record; ANAMATRA; Rede Sou de Atitude e X Brasil.
Maleta Saúde
Com foco na saúde coletiva e da família, esta edição da Maleta Futura reúne uma ampla variedade de programas do Futura que abordam a temática com diferentes públicos e material complementar. Além do caderno de textos elaborado por consultores do Canal, os livros “Onde não há médico” e “Comunicação Saúde” estão disponíveis na versão completa da Maleta, assim como o “Jogo Vital”! Contribuíram também para a Maleta Saúde diversas instituições de referência no Brasil: ABADFAL, Saúde & Alegria, CEDAPS, UNICEF, ANVISA, CONECTAS, Grupo Gay da Bahia, Criança Segura e Associação Viva e Deixe Viver.
Saiba mais sobre o Maleta Futura no site www.futura.org.br/maleta/flash
[Fonte - Site do Futura]