Feira Solidária

PROJETO “FEIRA SOLIDÁRIA EM MOVIMENTO” ACONTECE NO MEIO POPULAR

A COMOV – Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza, através dos seus Núcleos de Base “Comunidade Viva”, na Granja Lisboa e “MTR – Movimento Trabalho e Renda”, no Bairro Serrinha desenvolve, há cinco anos, o Projeto Feira Solidária em Movimento. O Projeto contempla a realização de feiras quinzenais nos dois bairros citados. Com foco no eixo comercialização, que se constitui em um dos gargalos da iniciativa empreendedora dos micro e pequenos produtores, a COMOV sistematizou ao longo desse tempo essa tecnologia de estruturação de feiras de economia solidária no meio popular, com o objetivo de implementar uma micro cadeia produtiva local.
Na Granja Lisboa, região do Grande Bom Jardim, o evento é denominado de Feira do Empreendedor Solidário-FESOL e realiza-se quinzenalmente (sempre as sextas e sábados – dois dias seguidos), na Praça da Sagrada Família, Conjunto Cearazinho. A FESOL reúne 30 empreendedores de alimentação, confecção e artesanato, além de atrair um público de cerca de 1600 pessoas por edição. A feira é também, uma referência cultural para a juventude. Grupos de dança, música e outras manifestações artísticas se formam e se organizam em torno da FESOL, fato que está suscitando a necessidade da realização do mapeamento cultural e do fortalecimento dos grupos, já em fase de planejamento.
Participante da Rede DLIS – Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim, a COMOV contribui com o fomento da Economia Solidária e da Educação Popular, além da iniciativa de pensar o desenvolvimento local sustentável com base no desenvolvimento humano.
O Projeto Feira Solidária em Movimento contribui com esta visão de sustentabilidade, pois está organizando os produtores locais; efetivando a consolidação desses espaços de comercialização e lazer saudável nos bairros; fortalecendo através das feiras as organizações comunitárias, culturais e os artistas locais; estimulando e desenvolvendo as potencialidades criativas das comunidades; reconhecendo e divulgando os valores econômicos, comunitários, culturais e religiosos através das feiras; promovendo e fortalecendo o trabalho organizado e cooperativo dos grupos de produtores e empreendedores; estimulando a capacidade empreendedora dos moradores e, gerando ações de capacitação voltadas para os empreendedores e a população.
No Bairro Serrinha, região Centro-sul de Fortaleza, a COMOV animou a constituição do MTR – Movimento Trabalho e Renda, em cuja parceria o Projeto Feira Solidária em Movimento estruturou a Feira do Desenvolvimento Local Solidário. Dessas experiências todas, na Granja Lisboa e na Serrinha foram criadas as bases para o advento do Projeto Feira Solidária em Movimento. Atualmente, o projeto conta com a parceria da SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fortaleza e do Banco do Nordeste. A grande meta, para a qual a COMOV está buscando concretizar parcerias, no momento, é a estruturação das compras coletivas para os produtores, envolvendo todos os insumos e matérias-primas que são utilizadas nas feiras. Com esta ação, os organizadores entendem que estarão dando um grande salto no processo da cadeia produtiva e na consolidação sustentável desta tecnologia de comercialização solidária.
Destacamos ainda, o papel da Rede Cearense de Socioeconomia Solidária, como movimento inspirador promotor do processo, no contexto geral e da Rede DLIS no contexto do Grande Bom Jardim.

Ficha Técnica:
Projeto Feira Solidária em Movimento
Realização: COMOV – Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza.
Número de produtores envolvidos: 60
Média de público por evento: 1500 pessoas
Grupos culturais: 15 e outros ainda não mapeados.
Renda média dos produtores:
R$ 350,00 – segmento alimentação
R$ 180,00 – segmento confecção e artesanato
Parceiros locais: Comunidade Viva – Granja Lisboa
Movimento Trabalho e Renda-MTR – Serrinha
Parceiros Institucionais: SDE / Prefeitura de Fortaleza – Banco do Nordeste.
Parcerias em Rede: Rede Cearense de Socioeconomia Solidária / Rede DLIS – Rede de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim.
Contato:
Núcleo Granja Lisboa: Rua 23 de Junho, 3335 – Conjunto Cearazinho.
Núcleo Serrinha: Rua Álvares Cabral, 1155
Fone: 3471 3287 – 91917475
comunidadeemmovimento@yahoo.com.br