Missão

Ser uma tecnologia leve de participação popular e controle social, de desenvolvimento humano, social, econômico e eco-territorial, focado na educação popular, na economia solidária, na agricultura urbana e orgânica, nas vivencias e práticas de saúde popular e na promoção da cultura, como meio de produção e difusão do conhecimento. 

VÍNCULO FORTE COM A EDUCAÇÃO

 

A Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza – COMOV, fundada em 05 de Outubro de 1995, foi originada do “Projeto Educação em Movimento” que interferiu de maneira direta nas mudanças e democratização das escolas públicas do Bairro Serrinha, em Fortaleza inicialmente, com repercussão em diversos bairros adjacentes. Campanhas por eleições diretas para dirigentes escolares, democratização do espaço das escolas e da gestão escolar marcaram o seu nascedouro. Foi a partir de proposta da COMOV que a comunidade organizada adquiriu o direito de ter acento nos Conselhos Escolares, elegendo diretamente seus representantes. 

 

A GRANDE MISSÃO

 

O vínculo forte com a questão da educação pública de qualidade levou a COMOV a desenvolver muitas ações no campo da educação popular, com a firme convicção de que “a grande missão que temos pela frente é mobilizar para o conhecimento”. Muitas ações concretas que hoje formam a memória da entidade são resultados da mobilização social permanente, partindo do princípio de que as pessoas não se organizam a partir do discurso, mas sim, a partir da práxis, que faz a teoria evoluir para a ação concreta. E ações não faltaram para o desenvolvimento de uma linha de atuação da COMOV, sejam nas questões educacionais - sua vocação primeira -, como na identificação de outros temas que enraizaram sua ação ao longo dos anos, sedimentando seu papel junto às comunidades.

 

TRILHAS E MOVIMENTOS

 

A educação popular, a economia solidária, a agricultura urbana e orgânica, a educação popular em saúde e a vivência das linguagens culturais fazem as trilhas da ação da COMOV, no contexto do território, para construção do desenvolvimento humano que almejamos para a comunidade. Os projetos Feira Solidária em Movimento; Horto Vivo – Uma Vivência de Agricultura Urbana em Fortaleza; Grupo de Rua Organizado; Viver Melhor a Idade Que Temos; Falando Com a Comunidade; Observatório Popular das Políticas Públicas e CredJovem Solidário são algumas das ações em evidência.
A COMOV, no correr do seu tempo de existência tem se pautado pela realização de diversas ações de capacitação voltadas para o empreendedorismo local, acesso ao mercado de trabalho e de fomento ao desenvolvimento endógeno.
O foco da economia solidária tem pontuado sistematicamente as ações da COMOV. Assim é que, ao longo do tempo, a entidade desenvolve a dinâmica da capacitação das organizações locais para a apreensão dos valores que norteiam esta nova maneira de lidar com a economia. Em parceria com diversas organizações, diversas ações de capacitação foram realizadas e difundidas. A Temática do Desenvolvimento Local integrado e sustentável sempre pautou os objetivos da organização. Por esta razão e pela sua capacidade de mobilização, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local - Banco do Nordeste/PNUD – foi desenvolvido nos bairros do entorno do Aeroporto Internacional Pinto Martins, entre os anos de 1997 a 2000, tendo como principal articulador da região, a Comunidade em Movimento - COMOV.


COMERCIO JUSTO E SOLIDÁRIO

 

A temática e o debate em torno do Comércio Justo e Solidário tem sido geradora de uma nova dinâmica abraçada pela entidade: a formação de grupos de produção, como alternativa e enfrentamento da conjuntura do desemprego estrutural. Desta forma, a entidade está fomentando a criação de grupos de produção nas comunidades onde atua, para o desenvolvimento de oportunidades de trabalho e renda, valorizando as pessoas que estão fora do mercado formal e sua capacidade produtiva, na área da cultura, do artesanato, da confecção e da alimentação.
A grande missão que temos pela frente é mobilizar para o conhecimento!